Neste mês, o expediente para atendimento nas unidades de saúde de Tupã será estendido. O objetivo da flexibilização do expediente é aumentar a adesão da população masculina à Campanha Novembro Azul. Dessa forma, o cidadão poderá agendar presencialmente ou por telefone sua consulta médica em horário comum ou noturno, contando serviços médicos, de enfermagem e de odontologia.
Tradicionalmente, o Novembro Azul tem como foco ações de prevenção ao câncer de próstata. No entanto, a Secretaria de Saúde intensifica o cuidado integral com a saúde do homem, oferecendo avaliações clínicas, de saúde bucal, exames de diagnóstico e a atualização da caderneta de vacina.
Conforme a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família, Mariana Parra Sanches, a meta é detectar indivíduos com risco de hipertensão arterial, diabetes e outras doenças cardiovasculares, por meio da verificação do IMC e da circunferência abdominal. Assim como reduzir os índices de infartos, derrames, AVC, úlceras crônicas, e de infecções sexualmente transmissíveis, por meio de exames preventivos e de rastreio.
“As equipes da Atenção Básica estarão à disposição para avaliar as condições de saúde do paciente, indicando a necessidade de outros exames ou de encaminhamentos para especialistas. Procure sua UBS ou USF, agende seu atendimento individualizados em horário padrão, das 7h às 17h; ou estendido, das 17h às 21h no município, e das 16h às 20h, nos distritos”, explica.
Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, no dia 9/11 (sábado), das 9h ao meio-dia, uma equipe estará na avenida Tamoios (em frente à agência do Banco Santander) oferecendo parte dos serviços ofertados na rotina das unidades. Também será feita panfletagem e plantão para tirar dúvidas dos interessados.
“Vamos aferir pressão, realizar coleta de sangue para exames de ISTs, atualizar a caderneta de vacinação, entre outras atividades. A população feminina participou muito da campanha Outubro Rosa, precisamos agora que os homens também priorizem sua saúde, realizando exames periódicos. ”, finaliza.