Entre os dias 15 e 22 de abril, um grupo formado por mais de 330 estudantes dos terceiros anos das escolas Altino Martinez, Gino Bolognesi, Odinir Magnani, João Geraldo Iori, Mário Covas e Thiago Leandro viveu uma experiência diferente ao travar contato com a cultura dos povos originários na Aldeia Vanuíre.
A atividade faz parte de um programa mantido pela Secretaria de Educação, que incentiva a busca por um conhecimento mais estreito sobre os saberes e modo de vida desta população, bem como de povos de matrizes africanas.
Na visita à aldeia as crianças partilharam experiências com a população indígena. Através de atividades como danças, contos, pintura corporal e brincadeiras típicas, foi possível estreitar laços e ampliar as vivências que promovem maior respeito à diversidade cultural e fortalece o reconhecimento da importância histórica e social destas comunidades, seja no cenário local, seja em âmbito nacional.
A atividade vem ao encontro das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e integra também o conteúdo temático desenvolvido no Sistema Sesi, método adotado na rede municipal de ensino de Tupã e reconhecido por sua qualidade. “Travar conhecimento com outras culturas é uma experiência enriquecedora, que é muito incentivada em nossa rede de ensino”, relatou a secretária de Educação, Carla Ortega.
“Este trabalho foi realizado para permitir que nossos estudantes conheçam, apreciem e explorem, com respeito e sem preconceito, as diferentes manifestações artísticas da cultura brasileira, afro-brasileira e indígena”, detalhou a secretária.
Segundo ela, a atividade permite que as crianças conheçam, valorizem e reflitam sobre as múltiplas formas de organização social, além de compreender a espiritualidade e a estreita relação com a natureza que são marcas das comunidades indígenas.