Nesta quarta-feira (22/05), a Prefeitura de Tupã começa a instalação dos primeiros dispositivos eletrônicos para pedestres em semáforos, também conhecidos como “tempo de pedestres com botoeiras”. De acordo com a Subsecretaria de Segurança e Trânsito estes eletrônicos ajudam o pedestre a ter noção exata do tempo disponível para a travessia da via.
Segundo Renato Gonzalez, subsecretário de Segurança e Trânsito, o equipamento será instalado inicialmente nos semáforos de dois cruzamentos que apresentam grande fluxo de veículos e pedestres, que são as confluências da avenida Tamoios com rua Caingangs e da avenida Tabajaras com a rua Mandaguaris.
Ainda de acordo com ele, para que o novo dispositivo seja eficaz é fundamental o pedestre seguir as orientações, como usar a faixa de segurança e respeitar o tempo do semáforo.
Ele explicou que o sistema de semáforos que têm o estágio exclusivo para pedestres é acionado quando pedestre pressiona o botão, sinalizando ao sistema de controle de tráfego que alguém deseja atravessar a rua.
“O sistema de controle de tráfego recebe o sinal e processa o pedido, ativando a luz verde. Após completar o ciclo de tempo de abertura, o semáforo para veículos muda para vermelho, enquanto o semáforo para pedestres muda para verde. O semáforo para pedestres começa a piscar no vermelho para alertar que o tempo de travessia está terminando. Em seguida o semáforo para veículos muda para verde, enquanto o semáforo para pedestres fica vermelho. Esse ciclo se repete cada vez que um pedestre pressiona o botão, integrando o pedido ao ciclo regular do semáforo”, explicou.
Desligamento dos semáforos
O subsecretário de Segurança e Trânsito também alertou os motoristas e pedestres que os semáforos dos cruzamentos da avenida Tamoios com rua Caingangs e da avenida Tabajaras com a rua Mandaguaris serão temporariamente desligados durante a instalação do novo dispositivo, sendo necessário redobrar a atenção para evitar acidentes.
“Como os semáforos serão desligados durante a instalação do novo dispositivo, pedimos cautela e paciência para os motoristas que precisarem transitar por esses locais, que também contarão com o apoio dos Agentes de Trânsito para melhor orientar o fluxo de veículos”, concluiu.