Search
Close this search box.

Banco de Sangue da Santa Casa convoca doadores para reforçar estoques

O Banco de Sangue da Santa Casa está convocando os doadores para que compareçam na unidade, a fim de abastecer os estoques. Novos doadores podem também se propor a essa missão, ampliando as doações.
A responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa, Débora Guastalli, destacou que todos os tipos sanguíneos estão com estoques em baixa, mas principalmente tipo O Negativo.

O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais, pois é o sangue que salva em situações de emergência. O tipo O Positivo é o sangue mais utilizado no Brasil.

Uma simples bolsa de sangue de 450 ml pode salvar até quatro vidas. O Banco de Sangue da Santa Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 min às 12 horas. Por enquanto, os atendimentos estão suspensos aos sábados, podendo retornar quando o recolhimento voltar para a unidade hospitalar da Rua Manoel Ferreira Damião.

O que fazer?
O primeiro passo para iniciar o processo de doação de sangue é o cadastro do doador. Em seguida, o voluntário passa por uma pré-triagem e uma entrevista clínica, nas quais são feitas várias perguntas para saber se a pessoa está apta ou não para doar.

Se estiver apto, o doador vai para a coleta. Em seguida, o sangue é enviado para os testes de sorologia e tipagem sanguínea. Após sete dias, o resultado é disponibilizado.

A etapa seguinte é referente ao processamento do sangue, no qual é separado o sangue concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. Por isso dizemos que uma doação pode salvar até quatro vidas.
Depois de todos os processos laboratoriais, o sangue doado é liberado para os hospitais. Dessa forma, quando o médico solicita, é realizada a transfusão, dependendo do quadro clínico do paciente.

Para doar sangue, é preciso:
– Ter idade a partir de 16 anos;
– Ter peso igual ou superior a 50 quilos;
– Estar bem alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
– Ter dormido pelo menos seis horas à noite;
– Não estar em jejum;
– Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas
anteriores à doação;
– Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.

Intervalo entre doações
– Homens: 60 dias (até quatro doações por ano);
– Mulheres: 90 dias (até três doações por ano).

Quem não pode doar?
– Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
– Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas.

Compartilhe: